Consultar CPF pela Receita Federal

Saber consultar CPF na Receita Federal é algo muito importante e que certamente faz toda a diferença principalmente para o que você de fato se propõe.

A sigla CPF, significa Cadastro de Pessoa Física, é um documento emitido pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes.

Advertisement

O documento possui uma numeração única de 11 dígitos, que só pode ser mudada por decisão judicial.

A principal função do CPF, é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda.

Sendo assim, pessoas que tem filhos a partir dos 12 anos, precisam ter o CPF, para serem incluídos na declaração de imposto de renda dos pais.

Então, veja o que temos sobre esse assunto:

Advertisement

Vale lembrar, que muitas pessoas não sabem de fato como consultar o CPF pela Receita e principalmente qual é a importância desse tipo de ação de uma maneira geral.

Por isso vamos trazer algumas informações importantes e que você precisa de fato ter para que consiga consultar o seu nome e obter todos os retornos de fato que busca.

consulta do CPF

Como consultar CPF na Receita Federal

Para fazer a consulta do CPF na Receita Federal é preciso que você primeiramente consiga acessar o site oficial, onde você vai buscar tais informações.

O endereço é o https://servicos.receita.gov.br/CPF que vai trazer dois campos de preenchimento e um de marcação que você precisa fazer.

Primeiro você insere o seu CPF, depois a data de nascimento e clica onde indica onde você precisa confirmar que não é um robô, para que tenha o acesso à página.

Isso serve para que a sua informação pessoal seja preservada e nenhum tipo de robô possa acessar ou invadir algo tão importante e que deve ser de fato preservado.

Advertisement

Sendo assim, é preciso que você também consiga trabalhar com tais informações e consiga pensar em como você pode trabalhar com o controle de tudo o que é acessado.

Veja esse vídeo sobre Como Consultar CPF na Receita Federal:

O que é a Receita Federal

A Receita Federal ou Secretaria da Receita Federal, é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda.

Sendo assim, tem como responsabilidade, a administração dos tributos federais e o controle aduaneiro.

Além disso, também subsidia o Poder Executivo Federal, na formulação da política tributária brasileira.

Previne e combate à sonegação fiscal, como:

  • O contrabando;
  • O descaminho;
  • A pirataria;
  • A fraude comercial;
  • O tráfico de drogas e de animais em extinção;
  • E, outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

A SRF – Secretaria da Receita Federal, foi criada pelo decreto nº 63.659, em 20 de novembro de 1968, substituindo a Diretoria-Geral da Fazenda Nacional, criada por Getúlio Vargas, em 1934.

Com a lei nº 11.457, de 16 de março de 2007, ocorreu a extinção da Secretaria da Receita Previdenciária (SRP), sendo criada a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Além disso, o novo órgão foi apelidado pela imprensa de “Super Receita”.

Por que fazer esse acompanhamento

Algumas pessoas ainda não sabem o motivo de ter esse acompanhamento de fato de todas essas informações sobre a consulta de CPF na Receita, o que é preocupante.

Acompanhar a situação de seu CPF é algo fundamental para todo o contribuinte, para que você evite algumas cobranças indevidas, por exemplo.

Além disso, é preciso um acompanhamento geral sobre sua situação fiscal, que vai definir se você vai ser taxado, está irregular, ou se está tudo em dia.

No último caso é o melhor dos cenários, afinal, estar com tudo como de fato é indicado dentro da situação fiscal é sempre muito importante, para evitar outros tipos de cobrança.

A seguir vou falar mais sobre esse tipo de cuidado e também qual é a sua importância para que se tenha de fato esse cuidado para consultar o CPF na Receita Federal.

Qual a importância de consultar CPF

Como já foi dito, consultar o seu nome e seu CPF na Receita é importante para que você tenha sempre resultados mais efetivos e consiga principalmente evitar problemas fiscais.

Algumas pessoas com restrições no nome ou com pendências, pelo fato de não consultarem, tal informação, só sabem quando vão fazer algum tipo de movimentação.

Caso não esteja tudo como deve estar, certamente você pode ser impedido de algumas movimentações e até algumas atividades como abertura de CNPJ por exemplo.

Por isso é uma maneira de você evitar alguns desgastes e de uma maneira simples, já que todo o processo pode ser feito pela internet, o que traz muitos benefícios.

Por conta disso é importante que você sempre tenha essa disponibilidade para buscar tal informação que está disponível para o que você precisa de fato.

Acompanhamento de situação fiscal

Outro benefício que você pode acessar consultando o seu nome e CPF na Receita é o fato de você conseguir acompanhar a sua situação fiscal de uma forma geral.

Esse acompanhamento serve para que você saiba exatamente se você está de acordo com todas as sanções fiscais e dentro do que a legislação exige.

Atender à legislação, como já foi dito, evita multas e até mesmo outras sanções que são importantes neste contexto dentro de toda a situação fiscal que você possui.

Por isso esse cuidado é muito importante e pode sim fazer toda a diferença, considerando que você também precisa desse tipo de cuidado.

Através dessa ação você pode também trabalhar com algumas informações para poder até se preparar para dar conta do que é exigido em termos de dívidas com a Receita.

Veja esse vídeo sobre Como Pesquisar Situação Fiscal:

Cuidado com o seu nome

De uma maneira geral o seu CPF na Receita está ligado ao seu nome, o que pode ser importante para abrir contas, movimentações e aberturas de empresa.

Por isso é muito importante que você mantenha sempre o controle sobre essas informações que estão disponibilizadas de maneira simples na internet.

Saiba mais sobre serviços da Receita Federal, veja aqui.

Cuidando do seu nome você pode principalmente trabalhar com todas as informações referentes à Receita, conseguindo operar normalmente desde que você sempre acompanhe tais informações.

Caso o artigo possa ajudar outras pessoas, compartilhe em suas redes sociais.

Veja também

Este site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade